Instituto Mamirauá na COP 30. Acompanhe a nossa agenda em Belém
Publicado em: 10 de novembro de 2025
O Instituto Mamirauá traz para a COP 30 as suas pesquisas e ações emblemáticas em áreas protegidas da Amazônia, desenvolvidas ao longo de 25 anos em parceria com as comunidades ribeirinhas. Confira a nossa agenda completa.
A Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima - COP 30 já começou na capital paraense: e, pela primeira vez, o evento acontece na região Amazônica. O evento, que está marcado oficialmente para os dias 10 a 21 de novembro, proporcionou uma série de atividades anteriores ao calendário oficial, como forma de intensificar as discussões necessárias.
Entre agosto e outubro de 2025, o Instituto Mamirauá esteve presente nos eventos da agenda Pré-COP, realizados em Brasília, Manaus, Tefé, Belém e Rio de Janeiro — reunindo pesquisadores, gestores públicos e representantes de instituições nacionais e internacionais:
- Brasília (DF): “Iniciativas Pré-COP 30 do Instituto Mamirauá nos temas da Pesca e Aquicultura” abriu o calendário, com participação de Dávila Corrêa e apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
- Manaus (AM): nos dias 19 e 20, João Valsecchi representou o Instituto no “Encontro da Comunidade Científica da Amazônia com a Presidência da COP 30”, realizado na UFAM.
- Tefé (AM): O Instituto Mamirauá organizou o “AmazonIA – Encontro Mamirauá: Tecnologia para a biodiversidade e as pessoas, em parceria com o Laboratório de Bioacústica Aplicada (UPC-Espanha)”, com apoio da Fundação Gordon e Betty Moore, Imazon e WWF.
- Belém (PA): o 1º Encontro de Redes Amazônicas de Pesquisa em Sociobiodiversidade e Clima reuniu cientistas para discutir conexões e estratégias conjuntas para a COP 30 e lançar a Carta de Belém. O Instituto Mamirauá foi representado por seu Coordenador de Pesquisa, Rafael Rabelo.
- Rio de Janeiro (RJ): o evento “Integração e fortalecimento da ciência na agenda climática brasileira”, promovido pelo MCTI, reuniu representantes de diversas instituições na sede da FINEP.
Agora, com a COP 30 oficialmente em andamento, o Instituto Mamirauá intensifica a sua agenda com eventos confirmados em espaços de debate e construção de iniciativas, a exemplo da Estação Amazônia Sempre, coordenado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em uma articulação com a Rede Bioamazônia, que reúne os principais centros de pesquisa do bioma, e a Casa da Ciência, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Confira a programação completa e acompanhe a participação do Instituto Mamirauá em painéis, no fortalecimento de redes nacionais e internacionais de pesquisa aplicada, lançamento de manifestos, lançamentos de livros, exposição fotográfica e apresentação de dados científicos e ações na ponta fundamentais para a compreensão dos desafios e oportunidades para a Amazônia:
Acesse a agenda do Instituto Mamirauá na COP 30.
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
- Declaração de Mamirauá
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico




Acesso à Informação
Webmail